Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Mutirão em SP vai oferecer 87 mil testes rápidos para diagnóstico de HIV

Campanha terá início no próximo dia 25 em 577 cidades; exames usam amostras de saliva para detectar o vírus da Aids

Campanha terá início no próximo dia 25 em 577 cidades; exames usam amostras de saliva para detectar o vírus da Aids
 

A Secretaria de Estado da Saúde promove a partir desta quarta-feira, 25 de novembro, um mutirão que irá oferecer 87 mil testes rápidos para diagnóstico do HIV.  A iniciativa ocorre há menos de uma semana do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).
 

A campanha "Fique Sabendo"  vai utilizar amostras de saliva para detectar o vírus da Aids.  O objetivo é estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV.
 

Cerca de 577 municípios realizarão ações em locais públicos (praças e parques) para facilitar o acesso das pessoas interessadas em fazer o exame. A atividade mobilizará 40 mil profissionais de saúde em 3.650 unidades, incluindo 84 penitenciárias, em todo o Estado.
 

"Os testes via fluido oral atrai quem tem medo de picar o dedo para retirada de sangue", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.  Ela lembra que o diagnóstico precoce do HIV é fundamental para o controle e o tratamento da Aids quando a doença se manifesta.
 

Na Capital o lançamento oficial da campanha será no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana),  a partir das 9h do dia 25.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado