brasão governo do estado de são paulo

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

A A A Tamanho do texto

SP promove ação sobre alimentação e estilo de vida saudáveis na estação Sé

Secretaria Estadual da Saúde, Metrô e treze entidades parceiras farão avaliação física gratuita e disseminarão orientações relacionadas à qualidade de vida


 

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo realiza nesta terça-feira, 18 de outubro, na estação Sé do Metrô, a ação "Alimentação saudável e mudança no estilo de vida", com apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
 

Entre às 9h e 17h, cerca de 30 profissionais da Secretaria e de entidades parceiras estarão na estação oferecendo orientações e serviços relacionados ao tema. Haverá medição de IMC (Índice de Massa Corporal), medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal; teste de flexibilidade, para avaliar a capacidade de movimento corporal;  divulgação de informações pelas equipes de forma presencial e por meio de materiais impressos.
 

Se o IMC calculado estiver fora da normalidade, o usuário será orientado a procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
 

Os participantes também ganharão ecobags (sacolas sustentáveis), contendo panfletos com instruções sobre alimentação e qualidade de vida e dicas úteis para um cotidiano mais saudável impressas no verso (confira as frases no final do texto).
 

O atendimento será feito num balcão, instalado após a catraca de saída e próxima à escada em direção à Catedral da Sé.
 

A iniciativa é feita em comemoração a cinco datas celebradas no mês de outubro: dia do idoso (1º); da obesidade (11); da criança (12); da alimentação (16) e da saúde bucal (25).
 

Colaboram com a ação a ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e doze Conselhos Regionais vinculados à área da Saúde: Biologia (CRBio): Biomedicina (CRBM); Fonoaudiologia (CRFa); Farmácia (CRF); Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO); Medicina Veterinária (CRMV); Nutrição (CRN); Educação Física (CREF); Química (CRQ); Enfermagem (COREN) e Odontologia (CROSP).


 

Frases das ecobags:
 

  • Escolhas alimentares conscientes mudam o mundo.

 

  • Selecione melhor os alimentos, faça um prato colorido com frutas, legumes, verduras e grãos.

 

  • A mastigação adequada dos alimentos é importante para saborear melhor a refeição. Mastigue dos dois lados, alternadamente e com os lábios fechados.

 

  • Durma entre sete e nove horas por noite, quem dorme pouco tem mais chances de ganhar peso.

 

  • Cuide do corpo e da mente, pratique exercícios físicos pelo menos por 30 minutos, 4 vezes na semana.

 

  • O exercício físico previne o aumento de peso, melhora a postura e promove mais disposição para as atividades diárias, além de favorecer o envelhecimento saudável.
  • Melhore a qualidade de seu dia-a-dia incluindo as Práticas Integrativas: Acupuntura, Fitoterapia, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Meditação e Ioga.

 

  • A água é uma necessidade vital para nossa saúde e equilíbrio do corpo. Não espere sentir sede, hidrate-se!

 

  • Certifique-se de que os alimentos de origem animal possuam carimbos da inspeção veterinária.
     
  • Procure sempre um profissional habilitado e registrado em conselhos para o acompanhamento de sua saúde.
Publicado por Assessoria de Imprensa em